Pages

quinta-feira, 22 de março de 2012

A Água e o Corpo Humano


A Água e o Corpo Humano


O corpo humano é formado por 70% de água, que corresponde a metade do nosso peso. Daí sua importância no funcionamento dos organismos vivos. No organismo, a água transporta alimentos, resíduos e sais minerais; lubrifica os tecidos e articulações; conduz glicose e oxigênio para o interior das células, e regula a temperatura. Mesmo a regulagem da temperatura do corpo depende da água - é pelo suor que "expulsamos" parte do calor interno. Um adulto elimina 3 litros de água por dia, por meio da urina, suor e da respiração.



A água ajuda a previnir doenças e contribui para o nosso bem-estar.

A água desempenha ainda um importante papel:

- hidrata o corpo a partir do interior, contribuindo para que a pele se mantenha saudável, lisa e suave;
- evita perturbações do trânsito intestinal, como a prisão de ventre;
- ajuda a fortalecer as defesas naturais;
- ajuda a prevenir a formação de pedras nos rins e contribui para a redução do risco de infecções urinárias;
- ajuda a melhorar a capacidade de concentração, de raciocínio… e até favorece o bom humor!

Curiosidades

Cada brasileiro gasta 300 litros de água por dia. Apenas metade disso seria suficiente para suprir todas as necessidades. Além disso, grande parte dos reservatórios está contaminada, principalmente em regiões mais populosas.
Atualmente a escassez de água já é um problema mundial, devido a fatores que tem relação direta com a ação de ser humano no meio ambiente: desperdício, poluição, mudanças climáticas, tudo isso interfere no ciclo da água, fazendo com que diversos países já sofram as consequências de forma bem grave.
Segundo dados da OMs - Organização Mundial de Saúde, a falta d'água já afeta o Oriente Médio, China, Ìndia e o norte da África. Se nada mudar, até o ano de 2050, calcula-se que 50 países enfrentarão crise no abastecimento de água. Isso envolve bilhões de pessoas com problemas em relação à água.

Hoje em sala de aula com a turma 1503 debatemos  os temas acima, eles adoraram. Participaram bastante e no final da aula escreveram em uma gotinha como poderiam ajudar a economizar água.

Prof. Roberta Bighi - Educação Física

1 comentários:

Anônimo disse...

Roberta, muito boa a iniciativa.O trabalho ficou excelente!O Blog da escola está lindo!!
Beijos Profª Paloma

Postar um comentário