Pages

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Alimentação Saudável para seus filhos


Como fazer a alimentação saudável ser atraente para seu filho

Quando a refeição vira tortura, está na hora de parar e mudar de tática. E soluções simples, como alterações no cardápio, exercícios físicos e a  velha refeição em família, podem acabar com o problema.



1.    Faça refeições em família
"Os pais estão sempre tão apressados que não se sentam com os filhos. A família tem de fazer pelo menos uma refeição por dia (almoço ou jantar) junta". Se sua rotina é apertada, resgate o momento da família reunida sempre que possível, nem que seja apenas nos fins de semana.


2.    Dê o exemplo
"A gente só aprende a comer vendo alguém comer". Não adianta oferecer frutas, legumes e verduras para seu filho se ele só vê fritura e comida industrializada nas refeições dos pais. "A criança não vai acreditar que você come alimentos saudáveis só porque diz que faz isso."

3.    Procure ajuda de especialistas
O pediatra vai avaliar o desenvolvimento do seu filho para ver se está crescendo e ganhando peso corretamente. Um nutricionista pode ajudá-los a criar um cardápio completo.

4.    Leve-os às compras e para a cozinha
Apresente os alimentos. "E ajudar na preparação vai despertando a curiosidade em relação à comida". Claro que a ajuda tem que respeitar os limites da criança: ela deve passar longe do fogo e das facas!

5.    Misture ingredientes de que seu filho goste com outros novos
Ele adora suco de laranja? Ponha outras frutas na bebida. Legumes e verduras podem ser misturados a purês ou virar recheios de omelete, por exemplo.

6.    Subsitua um alimento pelo seu equivalente
Se seu filho não come agrião, tente outra folha escura, como espinafre. Não quer grão-de-bico? Vá de lentilha. Não gosta de frango? Dê ovo ou carne. Faça as substituições sempre dentro do mesmo grupo alimentar.

7.    Corte as guloseimas entre as refeições
Defina horários para café, almoço, lanche e jantar, e não ceda. Tenha paciência e não desista de dar a seu filho uma boa alimentação.

8.    Ponha a criançada para gastar energia
Atividade física abre o apetite. Vale tanto praticar esporte quanto ir ao parque, pular corda ou andar de bicicleta e skate.

9.    Insista nos alimentos essenciais
"A proteína é a matéria-prima para esticar”, e “o carboidrato dá energia para crescer". Se seu filho não quer comer nada, no desespero ofereça um sanduíche de pão, presunto e queijo. Não dá para virar rotina, mas é um socorro válido porque tem proteína e carboidrato.

10. Evite pôr muita comida no prato
Variedade é mais importante que quantidade. "Coloque o suficiente para a criança conseguir comer tudo. Quando ela termina a refeição, isso também é uma vitória para ela". O excesso de comida pode causar um sentimento de derrota. "Deixe seu filho pedir mais e ensine que nem é educado encher o prato."

1 comentários:

Maria do Carmo disse...

Adorei as dicas!

Postar um comentário